Restauro

Restauração Especializada em Arte

É um trabalho de reparação e recuperação das condições originais de uma obra de arte que apresenta danos físicos causados por ações do tempo, condições ambientais inadequadas e/ou intervenções mecânicas anteriores.

A restauração serve para minimizar e/ou anular os danos causados em uma obra de arte sem interferir na originalidade da obra. Nós na Stephan Schafer somos especializados em obras de arte contemporâneas e modernas, que muitas vezes requerem soluções inovadoras e fora do padrão. Pela nossa experiência no ramo, encontramos as soluções mais eficazes para restaurar sua obra com a melhor técnica e a tecnologia mais avançada.

Nosso principal diferencial se baseia em nossa equipe altamente qualificada. A produção do restauro é administrada por Stephan Schafer, profissional renomado com mais de 35 anos de experiência na área. Oferecemos também atendimento personalizado para atender as necessidades específicas da sua obra com relatórios de propostas de tratamento detalhados.

A restauração de obras de arte especializada minimiza e quase anula os danos causados pelas ações do tempo.

 A Stephan Schäfer Conservação e Restauro realiza restauração de obras de arte tradicionais, modernas e contemporâneas.  O restauro destas obras, dos mais diversos materiais, pode envolver procedimentos como higienização, consolidação, eliminação de craquelês e levantamentos sem reentelagem, reintegração cromática, fechamento de rasgos e perfurações em telas com a técnica de micro cerzido, entre muitos outros.

A deterioração de obras de arte é lenta e gradual, e pode passar despercebida no dia a dia. Sujidade, mofos, fungos, rachaduras, manchas, envelhecimento de vernizes, repinturas e retoques malfeitos são perdas que prejudicam as obras de arte.

Esses danos, que interferem na integridade visual das obras e põe em risco a sua estabilidade estrutural, podem ser minimizados, reparados e eventualmente até anulados por restauradores de arte especializados.

Restaurando sua obra de arte conosco você se assegura que:

  • A obra não precisará de futuras intervenções
  • O valor comercial da obra se retém
  • A originalidade da obra é retornada
  • Os agentes deteriorantes já presentes na obra não irão se agravar

O restauro será feito com os materiais da melhor qualidade e a tecnologia mais avançada

Restauração de Arte Contemporânea

Obras de arte foram executadas de forma relativamente similar desde a antiguidade até o final do século XIX, empregando materiais tradicionais em seus suportes, bases de preparação, pigmentos e vernizes. Uma pintura a óleo do século XV é, em técnica, muito parecida com uma pintura a óleo do século XVIII.

Os materiais tradicionais tiveram séculos para serem aperfeiçoados por seus artistas, que sempre buscaram a melhor qualidade de produtos e técnicas para empregarem em seus trabalhos. Estas obras, em condições amenas, tendem a se manter estáveis por muito tempo e seus danos mais comuns já são conhecidos pelos restauradores, o que torna o seu restauro comparativamente simples.

No entanto, entre o final do século XIX e início do XX, artistas romperam com as tradições das academias e passaram a diversificar suas técnicas e materiais — estes que não foram necessariamente criados para durar muito tempo, nem para interagir com outros utilizados no trabalho. Com frequência, obras contemporâneas sofrem com o envelhecimento e alteração desses elementos, descaracterizando seu aspecto original.

Por causa desta diversidade material e dos seus efeitos inesperados, o restauro de arte requer um profissional extremamente experiente, cuidadoso e mesmo criativo para solucionar o novo leque de problemas apresentados por obras de arte modernas e contemporâneas. No Brasil, esse conhecimento focado em restauração de arte contemporânea você encontra quase exclusivamente na Stephan Schäfer Conservação e Restauração.

Vantagens da

Restauração

Remoção de Retoques prévios inadequados

Muitas vezes, por conta da falta de tecnologia ou conhecimento de técnicas novas, obras de arte passam por processos de restauração que hoje em dia são considerados obsoletos. Portanto, nossa equipe se responsabiliza por remover esses retoques anteriores com as mais novas tecnologias e técnicas.  Nossa remoção de retoques prévios inadequados visa retornar à originalidade à obra em questão, e deixá-la mais próxima a como o artista a originalmente criou.

Reintegração Pictórica de Perdas

A reintegração pictórica de perdas na camada de tinta faz parte do processo de restauração e conservação. Esse processo consiste minuciosamente em retocar as partes em que houve perda de camada pictórica na obra com as cores exatas da obra original para devolver a unidade formal pictórica da obra. Para chegar o mais próximo possível à cor original de modo que o restauro passe despercebido e a obra retorna a sua originalidade, fazemos uma análise cromática altamente científica antes de começar a reintegração pictórica. Com mais de 20 anos no mercado de restauração artística, desenvolvemos técnicas de reintegração pictórica que passam despercebidos.

Assim, é possível apreciar a beleza da obra em seu estado mais próximo ao original, pois o processo devolve a unidade formal da obra.

Resolução de Craquelês, Levantamentos e Desprendimentos

Existem inúmeros motivos para o surgimento de fissuras nas camadas pictóricas de pinturas. Intensificado por questões de mudança de temperatura do ambiente, se não concertadas a tempo, os rasgos finos desdobram-se em fendas abertas, levantamentos e desprendimentos grandes que podem levar a perdas oriundas e deformações das suas obras. Por isso a resolução de craquelês, levantamentos e desprendimentos é de extrema importância na restauração de obras de arte. Nossos restauradores não só identificam as causas dessas rachaduras, como também as amenizam ou eliminam por completo, retornando a obra a sua integridade original e impedindo que elas retornem. Clique aqui para ver os antes e depois das obras que restauramos.

Conserto de Rasgos e Perfurações

Acidentes acontecem no dia a dia. Por isso estamos aqui para consertá-los. Nossa equipe de Conservação e Restauro utiliza uma técnica inovadora chamada micro cerzido para concertar rasgos e furos nas obras de artes. A técnica consiste em reconstituir o tecido que foi danificado ou perdido a nível microscópico, e por isso é virtualmente invisível quando acabado. Confira na imagem o resultado após a aplicação dessa técnica. Clique aqui para saber mais e ver como sua obra fica com aspecto novo, como se nem estivesse sido danificada.

Com o passar do tempo, as chances de uma obra ter sofrido degradações aumentam, a exemplo de acidentes com objetos perfurantes, até os mais comuns ataques de insetos, ambos acarretando perdas da camada pictórica, alterando nitidamente o seu aspecto.

 

Previous
Next

Há muitas maneiras tradicionais de se fechar um rasgo, muitas dessas técnicas já tão antiquadas que acabam evidenciando ainda mais as perfurações do que antes do procedimento de restauro.

Na Stephan Schäfer Conservação e Restauro, optamos por uma técnica inovadora chamada micro cerzido, que consiste em reconstituir o tecido que foi danificado ou perdido a nível microscópico. O micro cerzido é virtualmente invisível e não deixa cicatrizes na tela. Hoje é a técnica mais utilizada nos grandes museus do mundo e exige profissionais altamente qualificados, diplomados pelo próprio desenvolvedor da técnica, o Professor Winfried Heiber.

Vantagens da

Conserto de Rasgos e Perfurações

Últimas Postagens